MARCANDO VIDAS


DEIXANDO MARCAS

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra,
no trato, no amor, no procedimento, na fé, na pureza”. 1 Timóteo 4:12

O mundo de hoje, com todas as sua ambições, tem transformado o ser humano em seres egoístas; buscando as suas próprias paixões; os seus próprios desejos e sobretudo seus interesses. Deixamos de ser seres comunitários por conseqüência, a razão pela qual fomos criados. Somos pessoas que necessitamos viver em comunidade, dentro de nós existe a necessidade de viver em grupo. O filme náufrago (Tom Hanks) retrata muito bem isso, mostrando essa nossa necessidade de não vivermos só. Portanto, não cabe aqui o egoísmo, o egocentrismo, sentimentos que nos refuga a viver uma vida de nós mesmos, escondendo assim, o sentimento comunitário. Nossos ambientes evangélicos estão cheios de pessoas que buscam a Deus, pelos seus próprios interesses, nossas orações estão sempre recheadas de pedidos de bênçãos, seja elas materiais ou espirituais, porém, sempre na esfera do privado, buscando o que é bom pra mim.
Por outro lado, somos seres que temos necessidade de Deus, fomos criados para Deus. Eu diria que, somos seres inacabados, pois todos nós temos essa necessidade de reencontro com Deus. Agostinho dizia que: “o coração do ser humano, nunca terá paz se não encontrar Deus”. Buscamos Deus a fim de conseguir algo Dele, observamos pessoas dando ordens a Deus, estamos tornando Jesus servo e não Senhor, e passamos a não ter intimidade com Ele.
Como podemos transformar as nossas vidas em vidas comunitárias e com intimidades com Deus? Deixar Deus ser Deus na nossa vida, deixar Deus operar através de nós. Ser instrumento de benção para ser abençoado.

- Fomos chamados para ser testemunhas (At.1:8)
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo,
e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em
toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Ser testemunhas significa se exemplo de algo presenciado. É demonstrar a outros o que Deus fez na sua vida. É proclamando as benções que Deus fez na sua vida.


- Fomos chamados para dar frutos (Jo.15:16)
Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário,
eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades
e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo
quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Só é possível dar frutos, se as pessoas verem em você um exemplo a ser seguido. Só é possível dar frutos, se as pessoas veres ação de Deus na sua vida. Só é possível dar frutos, se o que sai da sua boca é de boa fama.

- Acima de tudo fomos chamados para transformar essa geração (Rm.12:2)
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Somos chamados, para transformar uma geração decaída, um sistema perverso e iníquo. Para isso, não podemos permitir ser atingido por ações satânicas que tira de nós o desejo de seguir a Deus. Transformar geração, significa implantar o caráter de Cristo nessa geração. É colocar o sentido ético e moral do evangelho na vida das pessoas.

Quais as marcas que você tem deixado?

Não deixe.

Marcas de vergonha: Mateus 18:7
Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem”

Não podemos com as nossas atitudes envergonhar a palavra de Deus, envergonhar o evangelho de Cristo. Nossas marcas não podem ser, marcas indesejáveis. Os olhos de Deus, não podem se envergonhar com as nossas atitudes. Faça Deus ter orgulho de você. Jó 1.8

Marcas do descrédito: Atos 19:15
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse:
Conheço a Jesus e bem sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?

A sua palavra tem que ter crédito, as pessoas precisam acreditar naquilo que você fala, acima de tudo acreditar no que você é!

Marca da ira : Efésios 6:4
E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Existem crentes que estão provocando ira nas pessoas, nos vizinhos, nos empregados, nos patrões. O crente tem que ser um gerador de amor, tem que unir e não espalhar.

Marca da inimizade: I João 4:20
Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

Há uma frase muito falada no ambiente evangélico, “não vou com a cara desse ou daquele irmão”. Como posso amar a Deus, ou dizer que o amo, sem amar o meu irmão. Pense nisso.

Gere nas vidas Marcas inesquecíveis.

Marca do amor: Rm.13:8
A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

Amar não é obrigação, amar é o ardente desejo de expressar o que Cristo é por nós. A Bíblia diz que Ele nos amou primeiro. Se queremos receber o amor, temos que amar primeiro.

Marca da saudade: Dt.32:7
Lembrem do passado, daquilo que aconteceu há muitos anos.
Perguntem aos seus pais o que foi que aconteceu e peçam aos velhos que lhes contem o que se passou.

Você não pode passar pela vida sem deixar boas marcas do passado, as pessoas precisam lembrar de você como alguém que produziu algo de bom.

Marca de referencial: I Cor.4:15
Porque, ainda que tivésseis milhares de mestres na fé em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus.

Vivemos em busca de referenciais, está em extinção alguém que seja referencial para as nossas vidas, onde anda os nossos heróis? Você precisa ser um!

Marca de Cristo: Gl. 6:17
Daqui em diante ninguém me moleste; pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus.

Paulo tinha em seu corpo, em seu viver cicatrizes que identificavam que ele era um autêntico cristão.

Na palavra” - Mateus 5:37
Seja, porém, a tua palavra:
Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.

Você precisa ter domínio no que fala, em provérbios 21:23 diz: que quando guardamos a nossa língua, evitamos angústia para alma.

“No procedimento” - Tiago 3:13
Quem dentre vós é sábio e inteligente?
Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.

Você não precisa viver se justificando, você não precisa dizer que é homem de Deus, o seu viver vai falar por você. Elizeu ao passar em Súnem, a mulher disse ao marido “vejo que ali vai um santo homem de Deus”

“No amor” : 1 Pedro 1:22
Purificando as vossas almas na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

Pregamos, cantamos, falamos sobre o amor, mas não o praticamos. Conheça as lágrimas do seu irmão, participe de suas aflições, conforme Rm 12:15 “alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.

“Na fé”: Romanos 1:17
visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.

A fé é o veículo que nos conduz a Deus, por ela temos os nossos encontros com Deus e nesses encontros somos levados a repassar as nossas experiências com Deus. Você precisa ter uma vida de experiências com Deus para que tenha o que passar aos seus irmãos.

“Na pureza” – Mt.10:16
Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símples como as pombas.

A Kássia Eller, dizia em sua música “eu quero um pouco de malandragem”, o mundo está cheio de malandros, de espertos, pessoas querendo passar os outros para traz, querendo levar vantagem em tudo. Não foi para isso que Jesus te escolheu, Ele disse: “e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” Mt. 5: 40,41

O maior legado que alguém pode deixar, é a Marca de um viver que glorifica a Deus em seu caminhar. O autor aos Hebreus disse: que estamos rodeados de um grande nuvem de testemunhas, por mais difícil que seja, somos referenciais, sobre nós pesa a responsabilidade de mostrar Cristo em tudo que fazemos. Judas identificou Jesus para os soldados com um beijo.
Como você tem apresentado Jesus? A sua vida tem representado os testemunhos de Jesus?
Deus a todos abençoe

Comentários

Postagens mais visitadas