terça-feira, 29 de março de 2011

AJUDE MAS NÃO SE PREJUDIQUE

Outro dia ao sair de um culto cumprimentando uma irmã, perguntei-lhe se ela estava bem, fui surpreendido com sua resposta:

- Estou passando uma grande dificuldade, porque resolvi ajudar uma pessoa.

Sai daquela igreja pensando, das muitas vezes que isso aconteceu comigo e com algumas pessoas que conheço. Quantas vezes já entramos em situações complicadas na tentativa de ajudar pessoas?

Houve um tempo na história que o profeta Jeremias tentou interceder pelo povo, fazendo seu papel de profeta, mas naquele momento o próprio Deus queria tratar com o povo, e a orientação do Eterno foi:

Disse-me mais o SENHOR: Não ores por este povo para o bem seu. (Jr.14:11)

As vezes na vontade de ajudar,nós é que saímos prejudicados,o sábio afirmou em Provérbios 26:17 “Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas.”

Não entenda essa palavra como uma apologia ao descaso aos problemas dos nossos irmãos e de pessoas queridas, mas meu conselho é CUIDADO!

Acredito que você como eu já se feriu muito ajudando alguém. (e não conseguiu resolver o problema)

Antes de tomar as dores de alguém, ore a Deus e pergunte a Ele se é isso mesmo, pois a melhor ajuda que você pode dar é não se meter no agir de Deus na vida de uma pessoa.

Deus te abençoe

Simplesmente Anderson Bravo

5 comentários:

Crislaine Oliveira disse...

Muito abençoado pastor..e Uma verdade que já aconteceu varias vezes comigo.Irei repassar,pois vale a pena..eu mesmo ja ouvi gente me contando que havia se prejudicado por ajudar alguem..Que Deus continue te abençoando.Paz

Anônimo disse...

Olá, Pr. Anderson!
Entendo o que o sr. quer dizer, mas devemos nos lembrar sempre da palavra que diz: "Não vos canseis de fazer o bem". Muitas vezes nos prejudicamos porque não agimos com sabedoria e não porque resolvemos ajudar alguém. "A caridade é sofredora, é benigna, não busca os seus próprios interesses". E ainda: "Não te deixes vencer pelo mal mas vence o mal com o bem". Acredito que o que devemos fazer é seguir os conselhos do Mestre: "Vigiai e orai". Então, antes de fazermos qualquer coisa é necessário pedirmos a ajuda e a orientação de nosso Pai. Não resolvi comentar apenas por discordar em parte com o sr., mas sim porque já vivi muitas experiências difíceis tentando ajudar outras pessoas e sei o quanto é ruim e frustante, mas acredito que nunca devemos nos cansar de exercer misericórdia e orar uns pelos outros. "Sede misericordiosos como misericordioso é o vosso Pai que está nos céus" e também "Sede simples como a pomba, mas prudentes como a serpente. Que Deus te abençoe sempre! Shalom!

Gloria
Twitter: glorinha_lp

Simplesmente Anderson Bravo disse...

Deus te abençeo irmã Glorinha,continue assim.
"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem e, voltando-se, vos despedacem".Mateus 7:6

Anônimo disse...

É verdade. Outro dia tentei ajudar um pastor dando uns conselhos de homilética mas o mesmo rejeitou e ainda ficou zangado comigo, colocando comentários maldosos pela internet. Certamente, não o ajudarei mais. Á. Gomes

claudia caputi disse...

Li, gostei e aprovei, que Deus continue te abençoando mais e mais.

2014 "o Que Deus tem ninguém tem; e o que Deus tem vem para minha mão"

2014 "o Que Deus tem ninguém tem; e o que Deus tem vem para minha mão"

Anderson & Lyon

Anderson & Lyon